Literatura de cordel

WordDocument> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
CULTURA POPULAR – FOLCLORE
“LITERATURA DE CORDEL”

Finalidade

                    Permitir que os estudantes adquiram habilidades necessárias para transitar pelo mundo da escrita, reconhecendo os textos que circulam socialmente e principalmente valorizando a cultura popular de nosso país.

Objetivos

  • Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
  • Respeitar as diferentes variedades linguísticas faladas e escritas;
  • Trocar impressões com os outros leitores a respeito dos textos lidos;
  • Relacionar o cordel ao seu contexto de produção (interlocutores, lugar e momento em que se dá a interação);
  • Observar o funcionamento do rítmo e da rima nos poemas para compreender alguns de seu uso;
  • Produzir cordel a partir de parlendas, adivinhações, fábulas ou contos conhecidos, levando em conta o gênero e seu contexto de produção;
  • Recuperar a cultura regional desconhecida por nossos estudantes;
  • Recitar, cantar ou ler cordel, em voz alta, de maneira a suscitar o interesse dos outros interlocutores.

Estratégias/metodologias

               Os estudantes terão acesso aos suportes em que se encontram os textos em estudos (lendas, parlendas, adivinhações, contos populares, cantigas) através de livros, revistas e sites da internet, pois cada contexto fornecerá informações que contribuirão para a construção do cordel. Após seleção e construção do texto (cordel), montarão uma estrutura com papel cartão colorido, fitas de cetim coloridas, flores de tecido (fuxico), EVA e barbante para a apresentação e exposição dos mesmos.

Avaliação

  • Pesquisa dos diversos tipos de textos para a produção do cordel;
  • Entrevista com a família, buscando contos, causos, músicas e brincadeiras da infância de seus pais e avós (troca de experiencias);
  • Seleção e produção do cordel: estrutura, rima e ritmo;
  • Montagem do cordel no “estandarte”;
  • Trabalho em equipe: cooperação, colaboração e socialização.

Duração : de 02/08/2010 a 20/08/2010
Envolvidos: Professoras Márcia Gomes  com alunos das 6ª.D , 7ª.F e 3º.TB
Apresentação: Mostra Folclórica de 20/08/2010 a 17/09/2010 nesta Unidade Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente!!!

Jornal Virtual

No primeiro semestre o 8º Ano (7ª série) desenvolveu um jornal virtual. Os alunos montaram o layout com o título do jornal, data, manchete, foto, resumo da matéria e legenda da foto. Usaram os recursos do Word. O objetivo era entender como é apresentada ao leitor a capa de um jornal, que é possível ter uma noção da matéria de jornal com as informações essenciais mostradas através da foto, legenda e do resumo contendo: o que ocorreu, quando e onde. Houve a integração dos professores de Português nessa atividade.

Revista geográfica: Orientação

Mapa Conceitual: Geografia

Revista eletrônica de biografia

Edição de desenhos no GIMP

Atividade: Compra do mês

Principais atividades do ano